Na unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, leccionada pela docente Helena Camacho, visualizamos o filme “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago.
José de Sousa Saramago nasceu na vila de Azinhaga, no concelho da Golegã, a 16 de Novembro de 1922. Foi escritor,, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Em 1998 foi galardoado com o Nobel de Literatura. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
Em 1993 Saramago decidiu dividir o seu tempo entre Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha) onde passou a viver e onde acabou por falecer no dia 18 de Junho de 2010, com 87 anos.
“A Maior Flor do Mundo” publicado em Novembro de 2001 pela Editorial Caminho é o único livro infantil escrito por José Saramago.
É um conto infantil onde, o autor conta que teve a ideia de escrever um livro infantil, mas que não tinha capacidade para tanto. Seria uma história sobre um menino que ajuda a crescer a maior flor do mundo. Se o autor tivesse as qualidades necessárias para fazê-lo, “poderia contar com pormenores uma linda história que um dia inventou”. Desta forma, os leitores são envolvidos na história não como algo acabado, mas como o esboço de algo que seria a melhor história do mundo caso o escritor soubesse escrever livros para crianças.
No final da belíssima história que conta, Saramago refere “este era o conto que eu queria contar. Tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças. Mas ao menos ficaram sobretudo sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas, e talvez um dia mais tarde venham a saber escrever histórias para crianças…" Desta forma, Saramago chama os pequeninos a reescreverem a história à sua maneira com palavras muito mais simples, incentivando-os a entrar no mundo literário, “quem sabe se um dia não virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...”
Posteriormente em 2006, Juan Pablo Etcheverry fez uma curta-metragem de animação baseada no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador.
"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"
José Saramago (2005:contracapa)
in "A Maior Flor do Mundo"
in "A Maior Flor do Mundo"
Clique aqui para ver o filme.
Clique aqui para ver o conto.
Depois de assistirmos ao filme e de debatermos as diferenças e as semelhanças entre o filme e o conto, a professora Helena Camacho pediu que elaborássemos actividades que trabalhassem as inúmeras partes de uma história.
Clique aqui para ver as nossas actividades.
Clique aqui para ver o trabalho conjunto.
Clique aqui para ver as nossas actividades.
Clique aqui para ver o trabalho conjunto.
Bibliografia:
- http://www.slideshare.net/bibliotecaesas/a-maior-flor-do-mundo-3473261acedido a 24 de Novembro de 2010
- http://www.youtube.com/watch?v=MNavjsXc12c acedido a 24 de Novembro de 2010
- http://www.josesaramago.org/ acedido a 24 de Novembro de 2010
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago acedido a 24 de Novembro de 2010
Fonte Imagem: acedido a 24 de Novembro de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário